Experiências

Inicialmente, foram adotadas duas ferramentas centrais para a realização das aulas remotas.

  • ZOOM: foi instituída como a ferramenta oficial para a transmissão das aulas síncronas (ao vivo) da SCHOOL. A opção se deu pela segurança oferecida; a experiência proporcionada (compartilhamento de tela, enquete, possibilidade de gravação, entre outras); monitoramento de frequência de alunos logados, verificação de tempo de atenção na tela e cliques no mouse, além do tempo de permanência na sala virtual.
  • Classroom (das disciplinas): a ferramenta foi escolhida para ser o repositório oficial dos materiais das disciplinas, além de funcionar como forma de distribuir as atividades para os alunos, receber atividades, dar feedback e passar orientações para a turma.
  • Classroom (acompanhamento das aulas): um Classroom para o acompanhamento das aulas remotas foi criado para centralizar a comunicação com os alunos. Servindo, durante a pandemia, para a postagem de informes, divulgação de eventos virtuais, vagas de estágio, etc.

    Outras ferramentas que auxiliaram na construção de uma experiência positiva de aprendizado:
  • Kahoot!: foi adotada como apoio em algumas disciplinas, como forma de tornar o aprendizado mais lúdico, engajando mais os estudantes.
    Site: https://kahoot.com/schools-u/
  • Slido: seu uso proporciona formas mais amigáveis de realizar testes rápidos
    Site: https://www.sli.do/
  • Peardeck: permite aos professores criarem apresentações interativas para facilitar o aprendizado e engajar os alunos. A ferramenta possibilita que os alunos respondam a questões, às quais os professores terão acesso em tempo real.
    Site: https://www.peardeck.com/googleslides
  • Kialo: muito útil para organizar debates sobre temas propostos pelas disciplinas. Ela permite que todos os alunos sejam alcançados e possam se manifestar, além de poder auxiliar na tomada de decisão pelos professores em relação a questões colocadas em votação na turma.
    Site: https://www.kialo-edu.com/
  • Mentimeter: ara criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas. O grande benefício do Mentimenter é criar interações para grandes grupos e tornar isso visível para todos.
    Site: https://www.mentimeter.com
  • Padlet: funciona como um mural de post its, com caixinhas que se moldam ao conteúdo postado. Ela permite que uma pessoa crie o mural e que várias outras colaborem sem ser necessário criar uma conta. No mural, é possível postar diversos conteúdos, inclusive fotos e vídeos.
    Site: https://padlet.com/

O que nossos professores dizem

Para garantir a participação de todos, costumo passar exercícios para serem respondidos durante as aulas.

Joyce Texeira

Apresento o conteúdo teórico e depois abro o código de programação e mostro na prática como a teoria é aplicada.

Anderson

Uma estratégia é, ao fim da aula, separar um tempo para desafios sobre o assunto apresentado e quem responder, é recompensadx.

Erico Souza

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: